Em 14 de Novembro, vem a Superlua: será o maior e mais brilhante desde 1948

Em 14 de Novembro você deve levantar os olhos ao céu, que está previsto ocorrer uma superlua! A Lua será realmente especial que, de acordo com os cientistas, será a maior e mais brilhante desde 1948. No dia 14 de novembro , de facto, a Lua estará em uma fase de lua cheia , mas também no perigeu, ou seja, a distância mínima entre a lua e o planeta Terra. Assim sendo, vai aparecer no céu maior e mais brilhante do que o habitual.

Passam-se 68 anos, ou seja, desde 26 de janeiro de 1948 que a lua não se aproximou da Terra ao longo de sua órbita elíptica. Na época, ela veio ao nosso planeta a 356,461 quilómetros, desta vez vai ser mais próximos, de acordo com os últimos dados, será a 356,445 quilómetros de distância da Terra.

Mas donde surge a superlua? O satélite, com sua beleza inspirou poetas e cantores, ao longo de uma órbita elíptica. Isso significa que sua distância da Terra varia de um valor baixo, chamado perigeu, cerca de 356.410 km, no máximo, do pico que é cerca de 406.740 quilómetros. Entre os pontos máximos e mínimos, há uma diferença de cerca de 50.000 km, o que traz à tona a Lua no perigeu 14% maior e 30% mais brilhante . O fenômeno é cíclico, e não é incomum, mas é muito espetacular.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline