Agente da Polícia de Trânsito exige dinheiro a Turistas que visitavam o país
|Um agente da Polícia de Trânsito de Moçambique foi flagrado extorquindo turistas de nacionalidade sul-africana que se faziam transportar em uma viatura ao longo de uma das estradas nacionais em Moçambique rumo ao sul.
Sendo interpelados, o polícia exigiu o passaporte e a carta de condução, quando foi apresentado os documentos ele indagou acerca do cinto de segurança que os passageiros que estavam no banco de trás deixaram de usar. De imediato o polícia estipulou um valor monetário que eles tinham que pagar.
8.000,00 meticais foi o chute inicial que o polícia exigiu pelas ‘contravenções” cometidas pelos turistas. Em meio a uma breve discussão e chantagem por parte do polícia, o valor que recebeu foi de 2.000 meticais e ainda fez a “bondade” de devolver 20 meticais para o pagamento do pedágio.
Em conferencia de imprensa, a polícia da república de Moçambique informou que o agente já foi identificado e será responsabilizado pelo seu acto que é crime nos termos da lei. A polícia incentivou os cidadãos a fazer o registo de imagens de modo a ter provas que possam confirmar a má conduta dos agentes da polícia para que se possam tomar medidas posteriormente.
Nota zero para esse tipo de agente.