Bilhetes de Identidades passarão a ser entregues de casa em casa em Moçambique

Tendo em vista o constante crescimento do número de Bilhetes de Identidade (BI) não reclamados nos balcões dos serviços de identificação civil, a Direcção Nacional de Identificação Civil (DIC) está tentando criar coordenação com os órgãos de administração locais com vista a implementar o serviço de entrega domiciliária do BI, sempre que possível.

O porta-voz da DIC, Alberto Sumbane, afirmou que a situação tem maior expressão nas capitais provinciais e nos distritos onde os BI`s chegam a caducar sem terem sido levantados e a entrega de casa em casa, nestes locais seria uma solução.

“Os bilhetes ficam muito tempo nos balcões dos serviços de identificação devido a caducidade dos talões que os utentes recebem logo depois do tratamento para a obtenção do documento. Mas, nós instituímos estes dias para conciliar o processo da produção dos documentos com os interesses dos nossos concidadãos”, explicou.

Sumbane realçou que a DIC tem trabalhado bastante com vista a garantir maior celeridade ao processo de emissão do bilhete de identidade. Por exemplo, para quem deseja ter a segunda via da identificação precisa apresentar apenas o documento caducado ou a cópia do mesmo para que seja possível adquirir outro.

O porta-voz da DIC, Alberto Sumbane, não adiantou outros detalhes acerca do processo, pois este aguarda uma coordenação com outras partes que estarão envolvidas no processo.

LEIA TAMBÉM: Dívida pública em Moçambique vai ser esclarecida, afirma responsável do FMI

Comente aqui pelo Facebook

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline