Canada vai introduzir Lei que aprova a Venda de Suruma

Suruma poderá ser vendida livremente em 2017 no Canadá

O governo do Canadá anunciou esta quarta-feira (20/04) que irá introduzir uma nova Lei no próximo ano para descriminalizar e legalizar a venda de Suruma também conhecida como Maconha no Brasil, tornando o Canadá o primeiro país do G7 a permitir a utilização generalizada da substância.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde do Canadá, Jane Philpott, em uma conferência sobre drogas da ONU em Nova York. Isto segue-se em cumprimento de uma promessa feita durante a bem sucedida campanha eleitoral do primeiro-ministro Justin Trudeau em Outubro de 2015 que culminou com a sua eleição a esse cargo.

Philpott disse que os detalhes sobre esta nova lei ainda estão sendo trabalhados, mas ele prometeu que o governo “vai manter a suruma fora das mãos das crianças e os lucros ilícitos fora das mãos de criminosos.”

De realçar que a posse de cannabis é ilegal na maioria dos países sob um tratado de 1925 chamado de a Convenção Internacional do Ópio. Mas, assim como os EUA, alguns países, querem abandonar o tratado ou não aplicá-lo.

Pessoas fumando suruma durante o evento “rally 420 Toronto” em Toronto, Canadá. (Mark Blinch / AP)

Trudeau, cujo novo governo continua a ser extremamente popular, tem sido associado com a questão de legalização da suruma. Quando membro do partido da oposição no Parlamento, Trudeau teria admitido o uso ocasional de suruma. “Eu acho que são cinco ou seis vezes que eu tomei uma ‘puxada’. Não é de hábito”, disse ele a repórteres na época.

O Partido Conservador tentou utilizar essa declaração como prova de que Trudeau era um político leve e um surumático. Na eleição de 2015, os conservadores publicaram anúncios em jornais étnicos falsamente alegando que Trudeau apoiou a venda de suruma às crianças.

Evidentemente os anúncios de ataque falharam, em parte porque a maioria dos canadenses já não vê a legalização da suruma como um problema. Uma pesquisa recente da Nanos Research, uma empresa de opinião pública Ottawa, mostrou que 68 por cento de canadenses “apoiam” ou “um pouco apoiam” a legalização da suruma e apenas 30 por cento se opõem.

A população está mais dividida em opiniões quando se trata de permitir que os canadenses possam cultivar suruma em casa, e cerca de 50 por cento dos entrevistados disseram que eles esperam que a legalização possa conduzir ao maior uso da suruma por menores de 21 anos.

Ao contrário dos Estados Unidos, onde a regulação da suruma é compartilhada pelos estados e o governo federal, no Canadá a questão cai quase que exclusivamente sob jurisdição federal. O uso da suruma vem se expandindo desde que uma decisão judicial em 2000 permitiu que os canadenses pudessem possuir e cultivar pequenas quantidades para fins medicinais.

Enquanto isso, em Moçambique e em vários países ainda continua a ser proibida a venda de suruma.

Uma mulher exala ao fumar suruma durante o rally 420 marijuana, Canadá, (Justin Tang / AP)

Veja também: Por que os homens deviam urinar sentados? 

Comente aqui pelo Facebook

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline