Como emagrecer com saúde? – Dicas de alimentação e exercícios

A obesidade tem sido um problema mundial atingindo homens, mulheres e crianças. E cada vez mais a procura por dietas com efeitos milagrosos tem aumentado. O grande problema é que muitas dessas dietas não tem a preocupação de como emagrecer com saúde, mas apenas emagrecer a qualquer custo. Por causa disso, muitas dietas acabam sendo feitas de forma aleatória, sem auxilio médico, deixando o organismo desprotegido contra vírus e bactérias e, muitas vezes, desfalcado de nutrientes essenciais.
O primeiro passo antes de começar uma dieta é descobrir se realmente esta acima do peso e quantos quilos deve perder. Para isso é necessário saber a altura e o peso, e aplicar no calculo IMC.

Como emagrecer com saúde e segurança.

Emagrecer não é tarefa fácil, por isso, a pessoa deve estar convencida de que realmente precisa emagrecer. Após estar determinada, a primeira coisa a se fazer é iniciar um processo de reducação alimentar, modificando a alimentação e adoptando uma dieta nutritiva, balanceada e equilibrada, ou seja, uma dieta leve, mas completa.
Uma alimentação saudável é a primeira receita para quem quer saber como emagrecer com saúde, sem riscos e sem eliminar nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.

O que é uma alimentação saudável?

Antes de tudo, uma alimentação ter uma alimentação saudável é a pessoa consumir todas as vitaminas que o corpo necessita em refeições fraccionadas, preferencialmente, seis porções pequenas diárias. Assim, o corpo não sentirá fome e ao se sentar para uma refeição irá comer apenas o necessário. Vamos ao exemplo de um cardápio diário saudável:Perder-peso-de-modo-efectivo
1° refeição: café da manhã deve ter um copo de suco, uma bolacha salgada ou um pão integral e uma xícara de leite.
2º refeição: três horas após o café da manhã coma uma barra de cereal ou uma fruta.
3º refeição: almoço, a porção certa para cada pessoa é uma colher de feijão, duas colheres de arroz, salada colorida e uma mistura de preferência cozida.
4º refeição: três horas após o almoço como uma barra de cereal ou uma fruta.
5º refeição: o jantar deve ser mais leve do que o almoço, podendo ter as mesmas porções ou apenas uma salada que é o mais indicado.
6º refeição: após três horas do jantar pode tomar um copo de leite ou uma xícara de chá. O chá é um grande aliado para perder peso.

Exercícios para emagrecer.

A prática regular de exercícios é a segunda dica para quem quer saber como emagrecer com saúde.
Contudo, a maioria das pessoas acredita que apenas praticando exercícios para emagrecer irão perder peso, o que não é verdade. Para perder peso é necessário unir a pratica de exercícios com uma alimentação saudável.
Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos. Caso a pessoa seja sedentária, o ideal é começar com exercícios mais moderados, como caminhadas e actividades mais leves para ganhar resistência física. À medida que o indivíduo for ganhando condicionamento físico, pode começar a intensificar as actividades de forma gradativa.
Como vimos, a fórmula de como emagrecer com saúde não é difícil, mas para ter sucesso e alcançar o emagrecimento almejado, a pessoa precisa abandonar alguns maus hábitos alimentares, adoptando uma dieta nutritiva, balanceada e equilibrada, sem descuidar da indispensável e necessária prática regular de actividades físicas.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline