Donald Trump anunciou a saída dos EUA do acordo de Paris sobre mudanças climáticas

Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris relativo às alterações climáticas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou, ontem, a saída do país do Acordo de Paris, relativo às alterações climáticas, escreve a imprensa internacional. A decisão já era esperada, pois, a Casa Branca já teria informado aos membros do Congresso desta decisão do Presidente norte-americano.

Donald Trump começou por dizer numa conferência de imprensa no jardim da Casa Branca que está a cumprir uma a uma todas as promessas que fez aos americanos durante sua campanha eleitoral. De seguida deixou críticas ao Acordo assinado em Paris. Trump também não poupou nas críticas aos países que assinaram o Acordo e que na sua opinião queriam penalizar os Estados Unidos.

” O Acordo não tem tanto a ver com o ambiente, mas sim com outros países ganharem um vantagem económica sobre os Estados Unidos, o que colocaria o nosso país numa situação economicamente muito desvantajosa, disse Trump.

Apesar da renúncia ao Acordo o Presidente norte-americano não fechou a porta a possibilidades de renegociação sobre Acordo de Paris.

“Vamos sair mas começaremos a negociar. E vamos ver se conseguimos negociar um acordo melhor, se conseguirmos excelente. Se não conseguirmos, tudo bem na mesma”, esclareceu Trump.

A posição de Trump sobre o aquecimento global e as alterações climáticas já era conhecida e o Presidente norte-americano até admite que o aquecimento global não passa de uma “invenção” por parte da China.

As reacções não tardaram. Vários líderes mundiais começaram a manifestar sua preocupação com a decisão de Trump tendo considerado o acto como um atentado ao meio ambiente. Por outro lado, movimentos ambientalistas e amigos do ambiente tem realizado protestos contra a decisão de Trump de não assinar o acordo de país que visa regular emissão de poluente sobretudo entre os países mais industrializados do mundo.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.