Estatística Revela que todos os dias cerca de 140 jovens contraem o HIV em Moçambique

Dados revelados recentemente dão conta de que em Moçambique diariamente mais de 140 jovens contraem o vírus do HIV. Isto é assustador considerando que existe outros jovens que estão infectados mas não conhecem seu estado.

Segundo informações fornecidas pelo Serviço Amigo dos Adolescentes e Jovens (SAAJ) dão conta de que cresceu o número de infecções pelo HIV em jovens no país.

Em 2015 cerca de 18 mil jovens com idades que variam de 15 aos 24 anos, que se submeteram ao teste de HIV tiveram resultado positivo em comparação ao ano 2014 que foram cerca de 15 mil resultados positivos.

A maior parte destas infecções acontecem em raparigas do que nos rapazes, estes com idades compreendidas entre os 14 aos 24 anos de idade, segundo revela estatísticas do MISAU – Ministério da Saúde.

Os números ainda mostram que dentre estes a maior parte das mulheres é infectada antes dos 20 anos e os homens antes dos 24.

africa_hiv

Entre as razões para tantas infecções o SAAJ aponta em primeiro ao baixo conhecimento sobre métodos de prevenção do HIV, segundo, a prática de relações sexuais com vários parceiros sem protecção e ainda o consumo abusivo de drogas que conduz a comportamentos similares.

Salientar de que em África o HIV-SIDA é a principal causa de morte entre os jovens adolescentes.

Estas estatísticas preocupam o Ministério da Saúde pois trata-se de jovens que são o futuro do país. Apela-se aos jovens para que optem pela prevenção como o método mais seguro.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.