Facebook espiona você, veja como evitar que isso aconteça

Facebook espiona rastreia usuários

Olá leitores do Mozambicano.com

Quando você está online no Facebook, você já teve a sensação de que está sendo vigiado? Por exemplo aparece uma publicidade de algo que você gosta, ou três novos artigos aparecem em seu feed, que são semelhantes a algo que você acabou de clicar.

Se isso acontece, parece que o Facebook sabe quem você é, e na verdade sim. Existem algoritmos que monitoram as suas actividades no facebook quando você dá like, vê um vídeo ou clica em alguma coisa e, em seguida,  essa informação é passada para os anunciantes do Facebook.

Mas o Facebook não é o único culpado. A maioria das empresas utilizam plataformas do Facebook como uma maneira de rastreá-lo. Na verdade, provavelmente hajam agora dezenas de empresas prestando atenção a suas mensagens, armazenando as informações de perfil e mais, mesmo sem você perceber. Hoje, vou explicar como isso acontece e no próximo artigo vou ensinar a vocês como parar de ser rastreado no facebook ou pelo menos reduzir.

Em primeiro lugar, como tudo começou?

Quando o Facebook começou, as pessoas correram para a plataforma por causa das muitas vantagens oferecidas. Uma dessas vantagens, e provavelmente o mais atraente, era que o Facebook era ad-free ou seja, uma rede livre de publicidades. Você poderia usar a plataforma para se conectar com a família e amigos sem ser incomodado por alguém tentando vender algo.

Mas como dizem, “Tudo que é bom acaba rápido.” De repente, o Facebook começou a vender anúncios como a maioria das redes online no mundo faz. E foi aí que tudo mudou.

As pessoas perceberam que o Facebook forneceu as suas informações para os anunciantes de modo a permitir que eles pudessem segmentar os seus anúncios para as pessoas certas. Ao clicar “like”, os usuários foram dizendo empresas exactamente o que eles queriam. Isto levou ao grande rastreamento de dados que vemos agora.

Duas maneiras que as empresas usam para rastreiar você

A maioria das pessoas entende que o Facebook está seguindo suas preferências quando elas usam o aplicativo, mas poucos percebem que eles estão sendo monitorados também de outras maneiras. E é isso que essas empresas desejam. Se você não sabe que está sendo rastreado, então você não vai nunca pedir-lhes para que parem. Portanto, aqui estão duas dicas para ficar atento.

Aplicativos do Facebook: Se você já recebeu um pedido para jogar um jogo do Facebook que seus amigos estejam jogando e você se inscreveu, você permitiu que o desenvolvedor do aplicativo possa rastreá-lo. Estas aplicações de terceiros integram-se com o seu perfil de Facebook e geralmente têm permissão para receber qualquer informação que eles queremn que esteja disponível na sua conta do FB. Você pode personalizar as definições e editar o que eles podem acessar, mas muito poucas pessoas fazem isso.

Facebook logins: Quando você visita um site e ele diz que “Entrar com o Facebook”, e você aceita, na verdade você está permitindo que essa empresa possa ter suas informações confidenciais e assim rastreá-lo.

Clique aqui e veja no próximo artigo como impedir ser rastreado no facebook.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.