Filipe Nyusi é o único Presidente da República convidado a Portugal

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi foi o único Chefe de Estado convidado a nível mundial para participar na cerimónia de investidura do novo presidente da República portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa. Porém a cerimónia também contará com a presença do rei da Espanha e o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker. E se realizará na capital portuguesa Lisboa hoje dia 9 de Março.

Viagem do Presidente Nyusi

Filipe Nyusi chegou ontem (08/03) a Portugal onde irá participar da cerimónia de investidura e também em um encontro marcado com com o Primeiro Ministro de Portugal, António Costa onde se espera falar sobre as relações entre Portugal e Moçambique.

Filipe Nyusi vem a Lisboa oficialmente acompanhado pelo ministro dos Negócios Moçambicano dos Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi.

Esta é a segunda deslocação do Presidente Nyusi a Portugal em 1 ano, após ter realizado em julho de 2015 uma visita de Estado, a primeira do seu mandato fora do continente africano.

Marcelo Rebelo de Sousa é o quinto Presidente eleito em Portugal e tem 67 anos, venceu as últimas eleições presidenciais e ficou à frente do seu adversário político hora presidente cessante Aníbal Cavaco Silva. Marcelo viveu em Moçambique na sua adolescência e também na vida adulta, e é filho do antigo Governador Geral de Moçambique Baltazar Rebelo de Sousa.

A cerimónia, também contará com a presença do rei da Espanha e o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.
Comentários indicam que Marcelo Rebelo de Sousa está consciente da crise económica que Portugal atravessa eis a razão para não se dar o luxo de ter muitos convidados para presenciar esta ocasião importante para o país. Mas a cerimónia contará com mais de 500 convidados.

O programa oficial de tomada de posse apenas terminará na sexta-feira, 10 de março, com uma passagem de Marcelo Rebelo de Sousa pelo Porto, a segunda maior cidade portuguesa.

marcelo_rebelo_sousa

Marcelo Rebelo de Souza – Presidente de Portugal

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline