Médicos acreditam que cura do HIV virá até 2020
|Uma cura para o HIV/aids pode estar a apenas alguns anos de distância, depois que cientistas provaram que conseguem fazer o vírus escorregar para fora das células infectadas e prevenir a doença de retornar.
O HIV ataca e mata as células do sistema imunológico, deixando os pacientes altamente vulneráveis à outras infecções. Mas cientistas americanos têm mostrado que é possível usar tecnologia de edição genética de ponta para, literalmente, cortar o vírus para fora do DNA das células.
Boa parte dos médicos e especialistas de saúde mundialmente são unânimes em não duvidar: em alguns anos possivelmente haverá a cura para o HIV. O que, no auge da epidemia, sequer era discutido, hoje é encarado como meta.
Se me perguntassem três anos atrás se o HIV tem cura, minha resposta seria não. Hoje, é sim — disse, na última quarta-feira, durante uma conferência sobre o tema em São Paulo, Mario Stevenson, chefe da Divisão de Doenças Infecciosas e diretor do Instituto de Aids da Universidade de Miami, nos EUA.
A mudança de opinião parece abrupta, mas ele mal piscou enquanto justificava a nova posição:
Surgiram tantos estudos nesses últimos anos, e todos tão bem embasados e promissores, que é difícil, como médico, não enxergar um caminho para a cura — ressaltou ele, que é virologista molecular e trabalha com HIV/Aids há mais de 25 anos.
Stevenson foi um dos palestrantes do encontro promovido na última semana pela amfAR, a Fundação para Pesquisa da Aids, na Escola da Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nessa conferência, foi reafirmado o compromisso da fundação com a iniciativa batizada em 2015 de “Contagem Regressiva”, que estipula o ano de 2020 como o prazo para a descoberta de uma cura para o HIV. Não significa que a população que vive com o vírus começará a ser curada nessa data, mas sim que um método científico de cura deverá ser encontrado e validado.
Número de pessoas vivendo com HIV no mundo:
- Adultos: 34,9 milhões [32,4 milhões-37,9 milhões]
- Mulheres: 17,8 milhões [16,4 milhões-19,4 milhões]
- Crianças: (<15 anos) 1,8 milhão [1,5 milhão-2,0 milhões]
- Total: 36,7 milhões [34,0 milhões-39,8 milhões]
Com estes dados super elevados, a cura para o HIV aliviaria o sofrimento de milhões de pessoas no mundo todo.
Fonte: Globo, Jovem Soropositivo, Unaids
i hello everyone, my name is joan and i’m given a testimony of how dr.abuya who cured my hiv i know many people out there loking for a cure please kindly contact dr.abuya whatsap +2347039225049
hello everyone , i’m given a testimony of how the great dr.abuya who cured my hiv ilnness and i know many people out there who seeking for a help please kindly contact dr.abuya whatsapp +2347039225049
tina by name i cured with hiv from the great dr.abuya you can call dr.abuya whatsap +2347039225049