Mulheres grávidas em Gana tomam pílulas para clarear a pele do bebê por nascer

As pessoas africanas desesperadas o suficiente para usar cremes e comprimidos para clarear a pele para um tom de pele mais claro quando são adultos é uma coisa – embora uma coisa problemática – mas tentar fazer isso com um bebê no útero é no mínimo ser ignorante e perigoso.

Gana foi atingido por uma tendência crescente de mulheres grávidas que tomam a glutationa da pílula para clarear a pele nos últimos meses. As mulheres esperam tornar seus bebês nascidos de pele clara enquanto ainda estão no útero.

Segundo a BBC e a B & FT Online, a Autoridade de Alimentos e Medicamentos do Gana (FDA) advertiu as mulheres para que deixem de usar a pílula, dizendo que não é aprovado pela FDA (Food and Drugs Authority) e, portanto, ilegal.

Eles afirmam que usar essas pílulas para clarear a pele dos bebês por nascer é perigoso.

Os comprimidos são contrabandeados para o país através de bagagens aéreas e passageiros em grande quantidade – apesar de especialistas médicos alertarem que podem causar efeitos colaterais em um feto, que pode incluir danos físicos aos membros.

“O uso dessas drogas passou a um estágio alarmante, é a ignorância que faz as pessoas fazerem isso”, disse o chefe de produtos cosméticos e domésticos da FDA, Emmanuel Nkrumah, em uma oficina de sensibilização de mídia sobre pílulas e produtos de branqueamento não aprovados.

“[As únicas coisas] que você toma por via oral devem ser comida, pasta de dentes e bochechos, e não pílulas de branqueamento”, disse Nkrumah.

A FDA diz que usar pílulas de glutationa para este propósito é perigoso, acrescentando que quer “o público em geral saber que nenhum produto foi aprovado pela FDA sob a forma de um tablet para aliviar a pele do feto”.

O clareador da pele Glutathione tem vindo a ganhar popularidade em diferentes países.

Aqui estão fatos sobre os efeitos colaterais da glutationa de acordo com Light Skin Cure, um site orientado para o cuidado da pele:

Reacções alérgicas – Algumas pessoas podem experimentar inchaço ou erupções nas partes do corpo.
Ingredientes causadores de câncer – Pesquisas indicam que alguns ingredientes na maioria dos produtos de clareamento da pele, glutationa incluídos, podem causar câncer.
Perturbação das funções normais da pele – Glutationa pode interferir com a produção normal de melanina na pele. Alguns ingredientes também podem afetar os níveis hormonais do corpo.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline