Presidente da África do Sul devolveu aos cofres do Estado os R7,8 milhões que Desviou

O Tesouro Nacional sul-africano confirmou que o presidente Jacob Zuma pagou de volta os 7,8 milhões de Rands ele devia por utilizar o dinheiro do Estado indevidamente para reabilitação da sua residência privada em Nkandla.

Um painel de seis especialistas de duas empresas e inúmeros topógrafos ajudaram o Tesouro Nacional a determinar quanto Zuma teve de pagar para a reabilitação de sua casa.

O Tesouro tinha recomendado Zuma a pagar 7.81 milhões de rands para aspectos não relacionados com a segurança, incluindo 2.3m para a chamado piscina, 1m para o anfiteatro e 1.2m para o curral de gado.

O Tribunal Constitucional decidiu em março que Zuma havia violado a Constituição ao não cumprir a recomendação do Protector Público e que ele devia pagar uma parte do dinheiro gasto na residência.

O porta-voz da Presidência, Bongani Ngqulunga e porta-voz do Tesouro, Yolisa Tyantsi confirmaram a imprensa local que o dinheiro já foi pago, acrescentando que ambos os escritórios estavam finalizando as declarações.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline