Doenças que podem Matar em apenas um dia – Revelado!

Doenças que matam em pouco tempo

Apesar do facto de que a morte é imprevisível, existe um certo número de doenças que podem potencialmente matar em apenas um dia e muito vale você conhecer.

Desde a Ebola até dengue, algumas doenças representam uma ameaça menor para a maioria das pessoas por estas estar presente em apenas certas regiões do mundo.
Mas a Meningite e Acidente Vascular Cerebral pode atingir qualquer pessoa, independentemente do país em que ela mora.

Veja abaixo a lista dessas algumas doenças que podem matar em apenas um dia.

1. A doença Meningocócica – Meningite

A doença meningocócica, também chamada de meningite cerebrospinal é uma doença bacteriana contagiosa causada pelo meningococos (Neisseria meningitidis).
Ela é transmitida pelo contacto entre pessoas através de gotículas respiratórias de pessoas infectadas. Existem três principais formas clínicas da doença: a síndrome meníngea, a forma séptica e pneumonia. O início dos sintomas é súbito e a morte pode acontecer em poucas horas após os sintomas iniciais.

Os sintomas desta doença incluem fadiga, vómitos, mãos e pés frios, calafrios, dores severas, respiração rápida, diarreia e nas fases posteriores, uma erupção roxo na pele.
Esta doença é muito grave e pode ser fatal. Nos casos fatais, as mortes podem ocorrer em algumas horas. Em casos não fatais, incapacidades permanentes podem resultar em amputação de dedos ou outros membros ou cicatrizes graves como resultado de enxertos de pele.

2. Doença de Chagas

chagas - Doenças que matam em um dia
Bicho causador da Chagas

 A doença de Chagas é uma doença potencialmente fatal causada pelo parasita protozoário, o Trypanosoma cruzi (T. cruzi).
O parasita é normalmente encontrado na maioria das vezes na América Latina, onde é transmitida aos seres humanos através das fezes de triatomíneos, conhecidos como “barbeiros”.
Estima-se que cerca de seis a sete milhões de pessoas em todo o mundo actualmente estão infectadas com a doença, segundo estima a OMS.
Embora que esta é uma doença que facilmente pode matar uma pessoa, a doença tem cura, se o tratamento for iniciado logo após a infecção.

Comummente a  doença apresenta-se em duas fases. A primeira fase, que é a aguda, tem a duração de cerca de dois meses após a infecção. Durante esta fase inicial há um elevado número de parasitas a circular no sangue, mas na maioria dos casos, não existe sintomas ou são muito leves que até são difíceis de notar.

 3. Doença Cerebo-vascular – DVC ou AVC

Se esta lista estivesse ordenada em posição de qual doença mata mais rápido suponho que esta estaria em primeiro lugar.

A doença cérebro-vascular (DCV), reconhecida como manifestação da hipertensão arterial, era chamada, até alguns anos atrás, de “AVC” (Acidente Vascular Cerebral) ou ainda AVE (Acidente Vascular Encefálico), como manifestação da lesão de órgãos-alvo (cérebro) pela hipertensão arterial.

Esta doença é causada pela interrupção no fornecimento de sangue ao cérebro, porque normalmente um vaso sanguíneo explode ou é bloqueado por um coágulo de sangue.
A interrupção corta o fornecimento de oxigénio e nutrientes, causando danos ao tecido cerebral.
A OMS estima que mais de 17,5 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame em 2012.

A boa notícia, porém, é que 80% dos ataques cardíacos prematuros e acidentes vasculares cerebrais são evitáveis.
Dieta saudável, actividade física regular, e não usar o tabaco são as chaves para a prevenção.

Para saber mais sobre os as causas, sintomas e tratamento clique aqui.

4. Cólera

Esta talvez seja a mais conhecida da lista.

colera - Doenças que matam em um dia

A cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados com bactérias, chamadas de Vibrio cholerae.
É extremamente virulento, afectando adultos e crianças, e pode matar em poucas horas.O período de incubação é curto, que vão desde menos de um dia para cinco.
Apresenta diarreia indolor e aquoso que pode rapidamente resultar em desidratação grave e morte se o tratamento não for recebido rapidamente.
Para saber mais. Clique Aqui

5. Dengue

A dengue é uma doença transmitida ao homem pela picada de um mosquito infectado. Estima-se que existam mais de 100 milhões de casos de dengue em todo o mundo, todos os anos. A forma mais grave da dengue, é dengue hemorrágica. Se não diagnosticada, dengue hemorrágica pode ser fatal.
Ela é causada pelos mesmos vírus que causam a menor tensão, febre de dengue.
Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, dor muscular e óssea, uma erupção cutânea e sangramento leve no nariz ou gengivas.

Doenças que matam em um dia
Mosquito transmissor da dengue

A sua saúde é importante, qualquer sintoma que tiver. Vá ao centro de saúde mais próximo para ter cuidados sanitários e evitar que algo não desejado aconteça.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.