Sabonetes Antibacterianos são mais Prejudiciais do que Benéficos ao Corpo – Revelam Médicos

Os Estados Unidos da América proibiu na sexta-feira produtos essenciais na produção dos sabonetes anti-bacterianos, advertindo dos riscos para a saúde e dizendo que eles não eram mais eficazes do que o sabão comum (maenato).

A entidade FDA (Food and Drug Administration) mirou 19 ingredientes, incluindo os dois mais comuns, triclosan e triclocarban, que são amplamente incluídos no líquido e baras de sabonetes anti-bacterianos além do medo de que estes danificam o sistema imunológico.

“Os consumidores podem pensar que lavar as mãos com anti-bacterianos é mais eficaz na prevenção da propagação de germes, mas não temos nenhuma evidência científica de que eles são melhores do que o sabão comum e água”, disse Janet Woodcock, directora da divisão de medicamentos da FDA.

“Na verdade, alguns dados sugerem que os ingredientes anti-bacterianos podem fazer mais mal do que bem a longo prazo” revelou Janet.

Os fabricantes têm um ano para cumprir com a proibição, e alguns já estão trabalhando para remover os ingredientes em causa de seus produtos, disse a FDA.

“A lavagem com sabão simples e água corrente continua a ser um dos passos mais importantes que consumidores podem tomar para evitar ficar doente e para prevenir a propagação de germes para outras pessoas”, disse um comunicado do FDA.

 

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.