Governo e Renamo decidem hoje o ponto sobre a Governação das Seis províncias

Depois do entendimento alcançado na semana passada entre os delegações do Governo e  da Renamo, as partes voltaram a mesa hoje para a conclusão dos assuntos que mais apoquentam a sociedade moçambicana.

As questões a serem tratadas hoje tem haver com os principais pontos do debate, a saber, a governação das seis províncias reivindicadas pela Renamo e o encontro entre os mediadores e o líder da Renamo Afonso Dhlakama.

Os assuntos a serem tratados hoje já registaram alguns avanços significativos nas sessões anteriores, havendo decisões parciais ao nível da Comissão Mista.

Como avançado na semana passada pela nossa equipa, o Governo e a Renamo terem chegado a Entendimento sobre a governação das Seis Províncias, estima-se que hoje hajam três propostas à mesa das negociações, uma por parte da Renamo, outra por parte do Governo e ainda a terceira por parte dos Mediadores Internacionais que visam aproximar as duas partes para alcançar um acordo que resulte em paz efectiva no país.

A proposta dos mediadores obrigou a introdução de algumas emendas ao documento das partes, e obrigaram a novas consultas, com vista a apresentar amanhã um posicionamento final.

Ao fim do encontro de hoje, independentemente do consenso alcançado pela Comissão Mista, estará sob a responsabilidade da Assembleia da República fazer a apreciação e tomar a decisão a entrar em vigor.

Tendo em conta que a Assembleia da República retoma as suas plenárias na segunda metade de Outubro próximo, a possibilidade mais optimista aponta que apenas em Dezembro poderá ser analisada pelo parlamento.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.