ÚLTIMA HORA: Presidente sul-africano Jacob Zuma apresentou a demissão

Jacob Zuma acabou por ceder às exigências do partido. “Decidi demitir-me do cargo de Presidente da República com efeitos imediatos, apesar de discordar da direção do meu partido”, afirmou o Presidente demissionário.

A declaração surge horas depois de Zuma ter afirmado, em entrevista à cadeia sul-africana SABC, que se recusava a seguir a imposição do Congresso Nacional Africano (ANC). Na segunda-feira, o partido do Presidente tinha dado 48 horas para que Zuma apresentasse a demissão.

Num discurso de 30 minutos, Zuma afirmou que discordava com decisão da liderança do partido, mas que acatava as decisões. “Tenho sido sempre um membro disciplinado do ANC”, disse.

LEIA TAMBÉM: ANC exige afastamento de Jacob Zuma da Presidência da África do Sul

O ANC, partido no poder desde 1994, tinha agendado para quinta-feira a votação de uma moção de censura contra o Presidente, caso este não apresentasse a decisão no prazo concedido. Na entrevista desta manhã, Jacob Zuma admitia que acataria a decisão saida do Parlamento contra a sua vontade.

Presidente de África do Sul desde 2009, Jacob Zuma é suspeito de corrupção e de estar envolvido em alegados crimes cometidos pelos irmãos Gupta, uma família de origem indiana que detém grandes negócios na África do Sul e que está a ser investigada pelo FBI. O Presidente da República é suspeito de ter favorecido atividades empresariais desta família poderosa, permitindo aos irmãos Gupta ganhar concursos públicos do Estado sul-africano com lucros avultados.

A pressão sobre o Presidente aumentou desde dezembro, quando Cyril Ramaphosa, vice-presidente da África do Sul, chegou à liderança do partido. Uma das grandes batalhas do novo líder do ANC tem sido o combate à corrupção e foi um dos temas fortes que o levaram a assumir a presidência do partido.

Comente aqui pelo Facebook

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Inline
Inline